Prefeito de Pirapora se reúne com alto escalão do Governo de Minas

A empresa espanhola Solatio Energia já obteve a licença prévia (LP) para a instalação de um parque solar fotovoltaico com capacidade total de produção de até 300 megawatts no município de Pirapora, no Norte de Minas Gerais.

A conquista da licença foi resultado de ação conjunta do município com o Governo de Minas, afirmou o prefeito Léo Silveira. O gestor esteve em Belo Horizonte na última quarta-feira, 17, em encontro com o secretário de Estado de Governo Odair José da Cunha, para agradecer a parceria.

“Nos reunimos com o secretário Odair para agradecermos a participação decisiva do Governo Mineiro na obtenção dessa Licença Prévia (LP), para que a Solatio pudesse se habilitar a apresentar proposta para construção da Usina de Energia solar em nossa cidade”.

Ainda segundo o prefeito, que foi acompanhado no encontro pelo deputado estadual Iran Barbosa (PMDB/MG), “o Governo de Minas foi muito solidário conosco e nós estamos muito gratos com esse apoio concedido, que deve ser fortalecido”.

A desenvolvedora de projetos solares espanhola, Solatio Energia, planeja conquistar entre 30% e 40% do mercado solar fotovoltaico no Brasil por meio de participação em leilões e venda no mercado livre.

Licença – A Solatio obteve a LP para instalação do seu parque de geração de energia solar no município no último dia 12. A licença foi concedida pela Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) do Norte de Minas, subordinada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semad), de forma unânime.

O próximo passo da empresa é participar do leilão de energia de reserva de 2015, que será realizado no dia 14 de agosto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Trata-se de um pregão específico para fonte solar fotovoltaica.

Segundo o prefeito de Pirapora, a previsão para início de obra é a partir de outubro deste ano, com término no final de 2016, quando a Solatio já pode estar gerando e entregando energia..

O investimento, na avaliação do prefeito, trará muitos ganhos não só para o município, mas também para o Estado e para o País. Essas vantagens vão desde a geração de uma fonte limpa e renovável de energia até a abertura de milhares de vagas durante a construção e outras dezenas para a manutenção do projeto.

Autor(a): Flávia Fernandes Foto: Divulgação

Fonte: http://www.pirapora.mg.gov.br/noticia/1491/prefeito-de-pirapora-se-reune-com-alto-escalao-do-governo-de-minas/